Miguel Alonso

 

CURSOS REGULARES 2018

Iniciação ao Flamenco/Básico – terças e quintas ~ 18h45 a 20h00

Inter 1 – segundas e quartas ~ 18h45 a 20h00

Avançado 1 – segundas e quartas ~ 20h a 21h15

Avançado 1 – terças e quintas ~ 20h45 a 22h00

Iniciação ao toque de Castanholas – segundas ~ 21h15 a 22h15

Técnica e Baile nível Básico / Iniciante – sábados ~ 12h00 a 14h00

Técnica e Baile nível Intermediário / Avançado – sábados ~ 14h00 a 16h00

Castanholas – Intermediário – terças e quintas ~ 19h45 a 20h45

SALSA CUBANA – quartas ~ 21h15 a 22h15

 

Miguel Alonso nasceu em Cuba. Aos 9 anos de idade iniciou seus estudos de dança no Centro Andaluz. Aprendeu ballet clássico, escola bolera, clássico espanhol, flamenco e bailes regionais com os professores cubanos Andrea Mendez, Reidles Torres, Eduardo Beitía, Amparo Britto e Natividad Premier e a espanhola Maria Paz Dias.

A partir dos 16 anos, atuou como profissional na Cia Aires, no Ballet Espanhol de Cuba, na Cia Azaares e na Cia Tony Menendez. Apresentou-se em todos os tablados e teatros de Havana, tais como Las Bulerías, La Zaragozana, Gran Teatro Federico Garcia Lorca, El Mella, Festival Internacional de Dança Ibero-Americana e todo o complexo hoteleiro em Varadero.

Desde o ano 1999 vive no Brasil onde continua seu trabalho profissional como professor, bailarino e coreógrafo. No Brasil, permaneceu junto a sua esposa Lessandra Silvestre, bailarina e diretora da Escola Primeira Posição; com ela iniciou seu trabalho dentro da dança em São Paulo, conhecendo por seu intermédio Sacha Svetloff, Toshi Kobaiashi e Ismael Guiser, Jacy Rhormens e Claudio Vinhas, da RV Produções. Com eles, trabalhou como jurado em várias edições do New Fest Dance de Campos do Jordão. Foi também Lessandra Silvestre que o apresentou a Deborah Nefussi, Laurita Castro e Yara Castro. Durante esse período, participou do Grupo Laurita Castro, do Raies Dança Teatro, e do Triana Flamenca com Andrea Guelpa; deu aulas, cursos, montou coreografias e espetáculos como bailarino, professor e coreógrafo. De 2005 a 2007, viveu na cidade de Belo Horizonte, MG, onde atuou profissionalmente e conheceu artistas por meio de Reginaldo Jimenez, como Celina Fernandes, Chico Arantes, Gitana Mora, Mila Condes, Renata Barbosa, Sandra Vidigal, entre outros.

Apresenta-se em teatros e tablados e ministra cursos para estudantes e profissionais em diversas cidades além de São Paulo e Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e outras. Recentemente, ficou em temporada no Teatro Sátiros II junto a Tito Gonzáles e Marcio Bonifón e no Teatro Itália, com a peça flamenca Toro Negro, junto a Carolina Zanforlin, Conrado Gmeiner, Davi Caldeira, Fernando de Marília, Letícia Malvares e Luciano Khatib. Em 2015, apresentou-se com Carolina Zanforlin e músicos do Toro Negro, dessa vez com a guitarra de Flavio Rodrigues, por diversas cidades do interior de São Paulo, com o patrocínio do Serviço Social da Indústria – SESI.  Apresentou-se no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Centro Cultural São Paulo. Em 2016, apresentou-se na temporada de seis récitas da ópera “Dom Quixote”, de Jules Massenet, sob direção cênica de Jorge Tackla, musical de Luiz Fernando Malheiro, coreografia de Núria Catejon, no  Theatro São Pedro, São Paulo. Em 2017, apresentou-se com Carolina Zanforlin e músicos com a peça Toro Negro, em curta temporada na Sala Crisantempo.

Em maio de 2014, abre seu próprio espaço para aulas e tablados, o Galpão da Dança, para sediar seu trabalho junto a sua sócia Beatriz Galves: o Flamenco Miguel Alonso. Nesse local, apresenta-se com a equipe de professores do Galpão e bailarinos convidados em diversos tablados profissionais, e com seus alunos nas Noches Flamencas, Noches Flamencas de Inverno e outros eventos.

Em 15 de dezembro de 2017, estreou o Espetáculo de Flamenco Lembranças de Cuba – direção artística e coreográfica, com a participação especial dos músicos cubanos Yaniel Matos e Luiz de La Hoz, dos músicos brasileiros Fernando de Marília e Luciano Khatib, e do pintor Alexei Ramos, que esteve em cena por todo e espetáculo, a pintar telas temáticas simultaneamente às apresentações de dança dos professores e dos alunos do Galpão.

Professores do Galpão da Dança